Dúvidas sobre o botox? Confira 10 mitos e verdades sobre o botox que você precisa saber antes de aplicar a toxina botulínica na pele!

O tempo passa para todos. A natureza nos transforma a cada dia, trazendo novos aspectos para a nossa aparência… E quando a idade vai chegando, essa aparência dá seus sinais de que não é a mesma. E isso vale mesmo para quem se cuida com produtos para pele e mantém uma rotina saudável também! Como dissemos, é natural, envelhecer faz parte da vida! 

Mas se isso incomoda a sua autoestima e faz com que você não se sinta você mesma, é importante saber que existem possibilidades de tratamentos que podem dar uma boa renovada na pele! O botox, por exemplo, é um procedimento que consegue disfarçar bem as marcas e expressões no rosto. 

Mas sabemos: o botox ainda é um tratamento cheio de mitos… muitas pessoas têm medo! Por isso, vamos desmistificá-los! 

Mas antes, vamos para o básico? Você sabe o que é o botox?

O que é botox? 

A toxina botulínica é uma substância que é aplicada para corrigir marcas e expressões de pele, além de contribuir para a saúde desse órgão. 

E o botox vai além, servindo até mesmo no tratamento de alguns problemas como a paraplegia e os espasmos musculares. 

Mas é no setor da beleza que ele se destaca… Na estética, o produto é rei por conta de suas vantagens

Preparamos este post para você entender como o botox traz ótimos resultados para a sua saúde, além de não cair em mentiras sobre o tema. 

Confira 10 mitos e verdades sobre o botox! 

1. O botox é contraindicado para grávidas. Verdade! 

Se você está grávida e pensa em usar botox, calma. Isso só poderá ser feito depois de um bom tempo após dar à luz. O motivo é que ainda não existem estudos que garantam a segurança para grávidas usarem o produto. 

Outras condições que impedem o uso da toxina botulínica na estética são para as puérperas e para as mamães que ainda estão amamentando

Por isso, sempre consulte seu médico antes de querer fazer o tratamento com o botox ou qualquer outro procedimento. 

Aproveite o momento da gravidez e do pós-parto! Sabemos que muitas mulheres passam por períodos desafiadores. Então deixe o botox para depois.

2. O botox faz efeito na hora. Mito! 

Essa é uma das maiores curiosidades sobre botox. Há muita gente que acredita ou “ouviu dizerem” que o efeito do tratamento é imediato, o que é um mito. 

O botox causa sim um certo inchaço na área aplicada, mas, isso é totalmente normal como outros tratamentos estéticos. Porém, o seu resultado final só aparece com o mínimo de 72 horas depois da aplicação. Porém após 15 dias é que a toxina estabilizou, por isso o retoque é apenas após 15 dias.  

Portanto, dê tempo ao botox e espere ele agir em prol de melhoria da aparência da sua pele. 

Segura essa ansiedade!

3. O resultado do botox é para sempre. Mito! 

A toxina botulínica deixa a pele e a aparência mais firmes, brilhante e jovial. Mas, esses resultados não ficam para sempre

O que acontece é que os músculos do rosto ficam mais enrijecidos enquanto o botox faz efeito. Mas, isso fica de 4 a 6 meses. 

Depois, o aspecto firme da pele começa a ficar mais natural. 

4. Qualquer tipo de ruga desaparece depois da aplicação. Mito! 

Que bom seria se todas as rugas fossem eliminadas com poucas aplicações de botox no rosto, não é mesmo? Mas, ao contrário, algumas delas são mais difíceis de disfarçar e requerem outros tipos de procedimentos

Por isso é muito importante fazer uma consulta prévia com o profissional responsável.

O botox é muito eficiente para as rugas chamadas dinâmicas, que aparecem por causa dos movimentos naturais do rosto, quando sorrimos, falamos etc. 

Então, o botox consegue disfarçar muito bem aquelas marcas e rugas que aparecem ao lado dos olhos — os pés de galinha —, entre outras. 

5. O botox causa doenças. Mito! 

Como funciona o botox? 

Tecnicamente falando, ele age bloqueando sinais nervosos para os músculos, fazendo com que eles fiquem mais rígidos. 

Isso explica a aparência da pele bem lisinha e sem rugas. 

Ou seja, o botox não causa doenças quando é administrado da forma correta por profissionais especializados no procedimento. Em baixas quantidades, a toxina traz uma aparência dentro do que o paciente espera. 

6. O botox serve para tratar o bruxismo. Verdade! 

Uma ótima vantagem que explica parte dos mitos e verdades sobre o botox é que ele serve para tratar o bruxismo.

Essa é uma condição que faz a pessoa ranger os dentes durante o dia e, principalmente, à noite. O que provoca dores no maxilar e até mesmo dores de cabeça. 

Com a aplicação de botox, o quadro de bruxismo é controlado. Mas, além disso, vale fazer uma consulta com um dentista, para que ele tome outras medidas para resolver o problema. 

7. A aplicação da toxina botulínica dói. Mito! 

Quando feita em clínicas especializadas e por profissionais capacitados, a aplicação da toxina botulínica é tranquila e não causa dores. 

O procedimento é feito com pequenas agulhas inseridas no rosto ou em outros locais escolhidos para o tratamento. 

É quase como sentir as agulhas de uma sessão de acupuntura — ou seja, sem dor e cheia de benefícios para o bem-estar. 

8. Botox e preenchimento são a mesma coisa. Mito! 

Não mesmo! 

O tratamento com o botox ajuda a disfarçar as rugas e marcas de expressão ao paralisar a contração dos músculos da área. Já o preenchimento facial age exclusivamente para dar volume a uma região específica da pele, com isso melhorando o aspecto do rosto.  

9. Depois da aplicação de botox, não é mais preciso usar produtos para pele. Mito! 

A pele sempre precisa receber os cuidados básicos para se manter bonita por mais tempo, conservando a sua aparência. Por isso, protetor solar, cremes hidratantes, óleo de coco, entre outros produtos devem ser usados para essa conservação estética. 

Para além de usar produtos de boa qualidade e recomendados por profissionais, para manter a saúde da pele em dia é necessário ter uma boa alimentação e beber muita água. 

10. Os intervalos entre cada aplicação de botox devem ser grandes. Verdade! 

Não se pode aplicar botox várias vezes em um curto espaço de tempo. Isso pode ser prejudicial à sua saúde

Para que os efeitos sejam longos e seguros, você deve respeitar um intervalo mínimo de quatro a seis meses. Esse tempo vai garantir uma boa resposta a cada aplicação, e sua pele agradecerá! 

Para a sua segurança e os melhores resultados em tratamentos estéticos, como no uso do botox, sempre converse profissionais qualificados antes. Eles vão perguntar seu histórico de saúde, além de talvez pedirem algum exame antes de fazer o procedimento. 

Dessa forma, o seu tratamento com botox será o mais seguro e dentro das suas expectativas. O que vai render uma boa dose de autoestima e bem-estar no final, com uma pele bonita e conservada. 

Você tem vontade de ficar com uma pele mais jovem? Converse com a equipe da Clínica Lifecare, que os profissionais indicarão os tratamentos mais adequados para o seu caso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*