A ozonioterapia está cada vez mais popular, por causa de seus enormes benefícios que vão da estética ao tratamento de algumas doenças.
A também conhecida terapia de gás consegue conter os efeitos do envelhecimento na pele, tratar problemas de respiração, entre outros. Tudo por meio da mistura do gás ozônio com o oxigênio, administrados no paciente.
Quer conhecer mais vantagens de fazer esse tipo de tratamento estético? Continue o post.
Esse método inovador de tratar algumas enfermidades como infecções de pele e os efeitos do envelhecimento precoce dos tecidos, ganha cada vez mais adeptos. Para além de seus resultados quase que imediatos, o gás ozônio não traz riscos à saúde. E isso vale para suas diferentes formas de aplicação, como a retal, ou subcutânea e a tópica.
Neste post, você vai conhecer 8 benefícios da ozonioterapia para diferentes aspectos de saúde e de estética, que contribuem para uma melhora significativa de bem-estar e autoestima. Confira!
1. A ozonioterapia combate germes e bactérias
Tratar-se com o gás ozônio ajuda a evitar complicações de saúde causadas por germes, bactérias e outros invasores do organismo.
Nesse sentido, especialmente para processos de cicatrização após cirurgias, fazer a ozonioterapia é uma forma de evitar infecções. Até mesmo para um caso de infecção já instalada esse tipo de terapia de gás é benéfico, pois possui ação bactericida e fungicida.
2. Reduz e evita dores no corpo
Problemas de saúde como a artrite, inflamações musculares, fibromialgia, reumatismos em seus vários tipos, entre outros, são causadores de intensas dores ósseas e musculares. Para além dos tratamentos de fisioterapia combinada a analgésicos, a ozonioterapia é eficaz para combater esses tipos de males.
O método que tem o gás ozônio como agente principal, tem ação analgésica e age no organismo reduzindo as dores locais e evitando que elas se intensifiquem com o passar do tempo.
Para a dor aguda, que é causada desde pela má postura, sedentarismo ou esforço físico intenso, a ozonioterapia consegue eliminar quase 100% do problema. Pois, também há que se fazer outros métodos para combatê-lo.
Já para as dores crônicas causadas por problemas como a fibromialgia, o tratamento com o ozônio é capaz de reduzir muito as más sensações no corpo. Evitando que o problema aumente, e entregando mais qualidade de vida.
3. Atua na recuperação dos tecidos
O gás ozônio é um grande aliado para tratamentos estéticos, sem trazer riscos. Dessa forma, ele ajuda na recuperação de tecidos, incluindo cartilagens, que se desgastam com o envelhecer, o que reduz muito a qualidade de vida.
Assim, a ozonioterapia ajuda tanto na cicatrização de camadas mais superficiais da pele como também em tratamentos para recuperar tecidos musculares e cartilagens. Estes são mais profundos, e com o uso do gás ozônio eles são alcançados com o tratamento não invasivo.
4. Diminui as estrias
As estrias aparecem em maior ou menos intensidade na pele de uma pessoa, a depender de vários motivos. Entre eles estão emagrecer e ganhar peso com frequência, engravidar, ser alguém sedentário e ter uma má alimentação.
Para todos esses contextos, recorrer ao gás ozônio rende bons resultados na redução das estrias em diversas regiões do corpo.
Especialmente na barriga e coxas, onde elas aparecem com mais frequência.
Portanto, a ozonioterapia se prova um método muito seguro e confiável de que as estrias podem ser controladas, sem precisar de cirurgias. Assim, se conquista uma boa estética corporal, que contribui imensamente para a autoestima e beleza do corpo.
5. Ajuda em tratamentos capilares
O gás ozônio aumenta a produção de colágeno pelo corpo, que, por sua vez, está ligado ao crescimento de cabelo. Assim, a ozonioterapia é muito eficiente para pessoas que estão com variações hormonais, queda capilar por estresse ou pelo avanço da idade.
Além de contribuir para que os cabelos cresçam, o gás ozônio ajuda a fortalecê-los, dando mais brilho aos pelos e evitando que eles fiquem ressecados.
6. Disfarça manchas e marcas na pele
Manchas naturais ou causadas por queimaduras e outras razões podem ser camufladas através do tratamento estético com o gás ozônio. A substância age na área com a marca, equilibrando o tom do local com a cor natural da pele.
Optar pela ozonioterapia é, por conta desse benefício, também um meio de renovar a autoimagem e a satisfação com o próprio corpo. Por exemplo, para quem sofre com manchas decorrentes de problemas de pele, e tem queimaduras que deixaram marcas mais expressivas.
7. Contribui para tratar a acne
A acne é um problema que tem diferentes graus, mas causas em comum. Entre elas, uma pele muito oleosa e o consumo frequente de alimentos gordurosos. Isso causa espinhas para além do rosto, nas costas e até na área do peitoral.
Um dos tratamentos dermatológicos para esse problema de pele é usar cremes ou pomadas específicos — que devem ser prescritos apenas pelo seu médico.
Contudo, um meio de ajudar no tratamento convencional contra acne é fazer a ozonioterapia. Esse método ajuda a reduzir as chances de espinhas e também de cravos, aparecerem pelo corpo.
8. Controla a papada e a pele flácida
A papada e a pele flácida são comuns entre pessoas que têm aumento de peso, problemas na glândula tireoide e, também, que estão na terceira idade. No entanto, esses quadros causam incômodos na autoestima de muitos.
Portanto, para reduzir esses efeitos que aparecem hora ou outra, a ozonioterapia pode ser utilizada.
O gás ozônio ajuda a dar mais firmeza para a pele, reduzindo a papada e a flacidez, esta que é comum na área dos braços, barriga e pernas.
Mesmo com tantos benefícios da ozonioterapia e o seu risco quase zero de causar algum efeito colateral ou ser contraindicado para alguns grupos, é muito importante fazer uma avaliação médica. A consulta é necessária antes e depois de recorrer a esse tratamento, para se certificar de que tudo ficará seguro com a sua saúde.
Fazer essa avaliação médica dará ainda mais confiança e motivação para seguir com a ozonioterapia, um tratamento estético que contribui para muitos aspectos da saúde.
E, por fim, buscar uma clínica e profissionais reconhecidos no método, é o passaporte para conquistar mais qualidade de vida e bem-estar.