Você já ouviu falar sobre esse tratamento estético? Sabe como funciona? Para que serve? Para quem é indicado? Quais são suas contraindicações?
Hoje, vamos trazer aqui algumas das principais informações:
- O que é sculptra?
- Como funciona o sculptra?
- Dúvidas sobre o sculptra
O que é sculptra?
Sculptra é um tratamento injetável, estimulador de colágeno, que age de dentro para fora. Estimulando a produção natural de colágeno no nosso organismo.
O ácido polilático (Sculptra) reestrutura os tecidos do rosto e do corpo, melhorando o aspecto da pele causado pela diminuição de volume e deixando-a mais firme.
Como funciona o sculptra?
Esse procedimento estimula os fibroblastos, que são as células responsáveis pela produção de colágeno na pele.
Com uma agulha ou cânula fininha é injetado o produto junto com outras substâncias que vão ser lentamente absorvidos pelo organismo.
São necessárias algumas sessões, geralmente três, mas varia de acordo com a flacidez de cada paciente e se está sendo feito algum outro procedimento em conjunto com o Sculptra.
Geralmente, o intervalo entre sessões é de um mês e é possível começar a perceber a diferença a partir do primeiro mês de tratamento.
Dúvidas sobre o sculptra
Como é feito o procedimento?
A pele é preparada com um anestésico tópico e o Sculptra é inserido com aplicações em camadas profundas da pele, a derme.
São feitas cerca de 3 sessões. Depende da idade e do estado da pele de cada paciente.
Depois, é feito uma manutenção a cada 12 meses, ou seja, uma vez ao ano.
Onde posso aplicar?
O tratamento pode ser feito na face ou no corpo, principalmente nos braços, abdômen, coxas e glúteos.
Quais são os resultados esperados?
Já é possível começar a perceber os resultados a partir do primeiro mês. Segundo alguns estudos, acontece um aumento de 66,5% do colágeno.
Ao combinar o Sculptra com outras técnicas, os resultados podem aparecer e durar ainda mais e são necessárias menos sessões desse procedimento.
A pele fica mais firme e a pessoa ganha um ar mais jovial.
Qual é a duração dos efeitos desse procedimento?
Os resultados podem durar mais ou menos 24 meses, dependendo da qualidade da pele e do estilo de vida de cada um dos pacientes.
Se o paciente conseguir manter bons hábitos, como uma alimentação equilibrada e cuidados diários, esse tempo pode se estender mais ainda.
Para quem o Sculptra é indicado?
Esse procedimento é indicado para pessoas a partir de 25 anos que já querem fazer uma reserva de colágeno, ou como também é chamado, um banco de colágeno para poder envelhecer de forma mais suave.
A faixa etária que mais procura esse tipo de tratamento é ampla, são pessoas entre 40 a 70 anos.
A aplicação é dolorida?
Muito pouco. É usada uma anestesia injetável na área da aplicação. Além disso, o anestésico tópico também pode ser aplicado previamente.
O Sculptra substitui o botox?
Não. Esse procedimento não paralisa a musculatura, como o botox. Os tratamentos são complementares.
Quais são os cuidados após o procedimento?
Caso tenha algum hematoma, evite exposição solar até que eles melhorem e aplique bastante filtro solar na região.
Evitar fazer atividade física nas primeiras 24 horas, isso é mais uma sugestão.
E, por fim, existe uma “regrinha dos 5” pós sculptra: massagear o local 5 vezes ao dia durante 5 dias por 5 minutos.
Para poder estimular e distribuir de forma uniforme o produto.
Alguns outros procedimentos podem ser conciliados com o Sculptra, como, por exemplo, o Ultraformer, mas é recomendado fazer somente após 20 dias de aplicação, por conta do processo inflamatório.
Quais são os efeitos adversos desse procedimento?
Os procedimentos injetáveis podem causar um pouco de hematoma e edema.
Em qualquer procedimento é importante procurar um profissional capacitado para realizar o tratamento desejado pelo paciente.
Para, caso aconteça algum imprevisto ou efeito colateral, o profissional consiga lidar e resolver da melhor forma possível.
Quais são as contraindicações?
O procedimento não é recomendado para pessoas que tenham preenchimentos definitivos no rosto, pessoas grávidas ou lactantes, menores de 18 anos, pessoas com doenças relacionadas à produção de colágeno e processos infecciosos ou inflamatórios na região do procedimento.
Qual é a média de preço desse procedimento?
O valor do tratamento varia de acordo com a quantidade de sessões necessárias. Cada sessão custa entre dois mil e quinhentos a cinco mil reais.
Mas, é importante encontrar uma equipe de confiança que vai conseguir fazer um trabalho que ajude a autoestima e a confiança do paciente.
Tiramos todas as suas dúvidas sobre o Sculptra? Sobrou alguma outra ainda?
Você pode conversar com um médico para descobrir se esse é o tratamento mais indicado no seu caso.
E pode encontrar mais informações sobre esse tratamento e muitos outros no nosso blog Manual da Beleza.
Fique de olho que sempre tem novidades e conteúdos novos sobre diversos tratamento estético e dicas de beleza para diversas situações, como inverno, pandemia, verão e muito mais.