Você conhece os fios de sustentação? Eles podem ser uma boa solução para quem quer dar um up na autoestima sem passar por uma cirurgia.
Quando alguém fala em plástica você já sente um arrepio? Dá vontade de sair correndo, né? Só de pensar em um procedimento tão invasivo a gente já começa a sentir ansiedade… Mas e se existisse uma opção que não fosse tão invasiva assim?
Se você vem sentindo uma diferença na sua aparência, que está com um ar já não tão jovial e uma pele um pouco mais flácida, já deve ter passado pela sua cabeça alguma forma de recuperar essa jovialidade da pele…
Antes de tudo, é sempre muito importante entender que o envelhecimento é um processo natural humano.
A flacidez da nossa pele é uma forma da vida nos dizer que estamos passando por ela de alguma forma! E isso é incrível…
Mas claro, esse tipo de situação pode atrapalhar e abalar a nossa autoestima, não é mesmo?
E não é porque temos que aceitar o envelhecimento natural que temos que deixar de cuidar da nossa aparência, nem que não devemos tentar trazer uma aparência que fortaleça a nossa autoestima.
A verdade é que existem alguns tratamentos que vão te ajudar a reconquistar uma aparência um pouco mais jovem e não precisam de intervenção cirúrgica, sabia?
É esse o caso dos fios de sustentação!
Um procedimento prático e muito simples com resultados parecidos com o de uma cirurgia.
Hoje, vamos falar sobre esse procedimento e te explicar um pouco mais sobre ele:
- O que são os fios de sustentação?
- Como esse procedimento é realizado?
- Quais são os seus benefícios?
- Para quem e quais áreas esse tratamento é indicado?
- Quais são os riscos e contraindicações?
- Como são os cuidados pré e pós-procedimento?
Então, vamos lá entender melhor se esse é o procedimento certo para você.
Mas, lembre-se, aqui é só para se informar, é importante sempre se consultar com um especialista!
O que são os fios de sustentação?
O procedimento dos fios de sustentação consiste no uso de linhas de suturas feitas de materiais usados em procedimentos cirúrgicos, os fios dérmicos ideais precisam resistir a força física e ser quimicamente inerte e biocompatível.
Também devem ser alérgicos, não imunogênicos, não cancerígenos, não pirogênicos e não inflamatórios.
Uau, tem bastante informação aí! É exatamente por isso que você precisa consultar um especialista antes de tomar qualquer decisão…
Mas que tipo de efeito os fios de sustentação proporcionam?
O efeito desse tratamento vem da sustentação física e também da capacidade do material de estimular a atividade de fibroblastos, células produtoras de colágeno, que é um componente estrutural muito importante da pele.
A diminuição da produção dessa substância é uma das principais responsáveis pelos sinais de envelhecimento, principalmente pelo surgimento de rugas e marcas de expressão.
São usados principalmente dois tipos de fios nesse procedimento estético:
Fios de PDO (polidioxanona)
Esses fios são lentamente absorvidos durante 90 a 120 dias, estimulando a produção de colágeno ao longo desse processo e seus efeitos podem durar 8 meses.
Fios de Ácido Poli-L-Lático
Esses fios têm pequenas garras que ajudam na fixação da pele. Eles são mais resistentes do que os citados anteriormente, sendo que seus efeitos podem chegar a durar até 18 meses.
Como esse procedimento é realizado?
O procedimento é feito no próprio consultório, com anestesia local.
Para colocar os fios, o profissional habilitado utiliza uma microcânula, com pequenas picadinhas de agulha, no rosto do paciente, inserindo de 4 até 8 filamentos conforme a necessidade de cada um.
Como as microcânulas são muito finas, as perfurações costumam fechar imediatamente. Dessa forma, o procedimento não é doloroso e não exige que o paciente se afaste das suas atividades.
A pele pode ficar um pouco mais inchada e avermelhada nos dias seguintes à inserção, por esse motivo, são recomendadas compressas frias nas primeiras 48 horas após o tratamento.
Isso auxilia o organismo a reabsorver o edema e os hematomas. Usar filtro solar também é importante durante a recuperação (e sempre).
Quais são os seus benefícios?
Quando os fios são colocados sob a pele em diversas áreas do rosto e do corpo, eles podem gerar um leve lifting nas regiões com uma leve queda ou flacidez.
Isso auxilia a diminuir os efeitos da gravidade e do envelhecimento proporcionando um rejuvenescimento nas áreas tratadas.
Tratamentos estéticos como esse, ajudam a aumentar a autoestima das pessoas e deixar elas se sentindo mais bonitas e jovens!
Afinal, beleza não é só sobre aparência, também é sobre como estamos nos sentindo e quando estamos nos sentindo bem com nós mesmos, conseguimos lidar melhor com a vida e os problemas da rotina.
Para quem e quais áreas esse tratamento é indicado?
O procedimento de fios de sustentação é indicado, principalmente, para aqueles pacientes que já apresentaram alguma flacidez tecidual ou querem prevenir que ela aconteça.
Também é importante perceber que cada pessoa apresenta esses sinais de flacidez em diferentes graus e idades, mas, é possível fazer esse tratamento a partir dos 25 anos de idade.
As áreas mais recomendadas para fazer o procedimento de implante dos fios são:
- Sulcos faciais (aquelas rugas que partem do canto do nariz até as extremidades dos lábios);
- Contornos faciais (maçãs do rosto, mandíbula, entre outros);
- Papada e pescoço.
Além dessas regiões mencionadas, também é comum perceber o uso desses fios de sustentação em regiões como olhos e a glabela (espaço entre as sobrancelhas).
Existem até casos de pessoas que usam no corpo, como no abdômen, braços, interno de coxas e outros lugares.
Quais são os riscos e as contraindicações?
As contraindicações para realizar esse tratamento estético são:
- Infecções generalizadas ou locais na área a ser tratada;
- Doenças autoimunes;
- Gravidez e Lactantes;
- Alergias Graves;
- Uso de corticóides;
- Coagulopatias;
- Pacientes com formas graves de diabetes.
Assim como todos os outros tratamentos estéticos, a colocação dos Fios de Sustentação pode ter riscos, por isso é ideal que o paciente siga os cuidados e as orientações dadas pelo profissional que realizou a aplicação e qualquer alteração comunicá-lo.
Por isso também é importante que o paciente realize o procedimento com algum médico de confiança.
Como são os cuidados pré e pós-procedimento?
Não há necessidade de realizar cuidados pré-procedimento, mas existem algumas recomendações para o pós.
Recomenda-se a aplicação de gelo na região tratada após o procedimento e nas horas seguintes.
Nas próximas 48 horas após o procedimento, o paciente não podem se exercitar, além disso, evitar movimentos bruscos, abrindo a boca amplamente, rindo vigorosamente ou qualquer outra estimulação dos músculos faciais, por exemplo, mascar chicletes, devem ser evitados por, pelo menos, 48 horas, idealmente nos próximos sete dias.
Os pacientes devem evitar dormir de bruços ou encostados na região tratada por três dias depois do tratamento e a área não deve ser massageada no primeiro mês.
A maquiagem pode ser aplicada imediatamente após o tratamento, mas é recomendado aguardar 24 horas para o fechamento completo dos pertuitos.
E, por fim, para realizar outros tratamentos estéticos na região deve-se esperar vinte e um dias.
Lembre-se! É importante perguntar também para o especialista que vai realizar o procedimento para saber mais recomendações.
Sobrou alguma dúvida?
Para tirar mais dúvidas sobre esse ou outro procedimento, você pode conversar com a gente pelo WhatsApp.
Também temos mais conteúdos sobre tratamentos estéticos que podem te ajudar a descobrir qual é a escolha certa para você.
Então, acesse nosso blog para saber mais sobre beleza e autoestima.