Quer aprender como manter sua pele hidratada sem ela parecer oleosa? Então confira essas dicas rápidas e simples sobre hidratação facial.
Com certeza você já deve ter ouvido por aí que o seu rosto é como um cartão de visitas, não é mesmo? E que ter um corpo bem hidratado é algo excelente, estou certa? Pois essas informações são preciosas e muito verdadeiras.
E hoje eu vou explicar não só a importância da hidratação, mas também qual o tratamento mais moderno: o LED azul. Aliás, não há outro produto ou tratamento que hidrate tão bem a pele quanto ele.
Já vamos ver isso… Preparadas?
Bom, em primeiro lugar, sabemos que a pele é composta por mais de 70% de água – e é por isso que é importante ela se manter assim. Além disso, a água é o alimento principal do colágeno, aquela proteína que dá firmeza e elasticidade para a nossa pele.
Ok, mas o que acontece caso a gente não se hidrate da maneira correta?
Infelizmente, quando não há uma boa hidratação, tanto interna quanto externamente, os efeitos do envelhecimento começam a aparecer. E ninguém quer nenhuma ruguinha antes do tempo, disso eu tenho certeza!
Mas, afinal, o que é a hidratação?
A hidratação é um procedimento de tratamento profundo da pele, em que se repõem a sua umidade, favorecendo a elasticidade e luminosidade da mesma.
A hidratação é um tratamento da pele em que se repõem a sua umidade, favorecendo a elasticidade e luminosidade da mesma.
É importante ressaltar que nem sempre o procedimento de hidratação é o mesmo para todas as partes do corpo. A do rosto, por exemplo, deve ter uma atenção especial, pois normalmente essa região é bem mais oleosa do que o resto do corpo.
Falando em pele oleosa, esse tipo também pode ser hidratado?
Não só pode, como deve ser hidratado!
A maioria das pessoas pensa que, pela pele já ser oleosa, ela não precisa de hidratação. Mas, preste bem atenção: isso é mito, pois até mesmo as peles oleosas podem ficar desidratadas.
Quanto ao tipo de hidratação que cada tipo de pele precisa ter, o que vai variar é só a forma do produto. Por exemplo: para peles oleosas, produtos em sérum ou gel são mais recomendados; já para peles mais ressecadas ou maduras, os melhores produtos são em forma de creme, pomada ou loção.
Hidratar-se traz inúmeros benefícios à pele do rosto
Uma boa hidratação melhora – e muito! – a saúde e o bem-estar de qualquer pessoa. Mas você conhece os benefícios que ela traz? Olha só:
- Evita o ressecamento da pele, pois como já disse lá no começo, ela mantém a umidade da pele e acrescenta nutrientes a ela.
- Melhora a luminosidade, devolvendo o viço à pele, que é perdido com a desidratação.
- Retarda o envelhecimento, já que o processo está diretamente relacionado à perda gradativa de hidratação da pele.
- Controla o brilho e a oleosidade da pele, pois, como explicado, até a pele oleosa precisa de hidratação.
Aliás, uma curiosidade: você sabia que o suor é um ótimo aliado para a hidratação da pele? Sim, é isso mesmo! Segundo o farmacêutico e cosmetólogo Maurizio Pupo, o suor é rico em sais minerais e, por conta disso, torna-se um bom hidratante à pele.
Mas, atenção: sudorese excessiva significa a perda de muita água do corpo. Por isso, é preciso sempre estar repondo-a.
O que acontece se eu não me hidratar?
A falta de hidratação da pele causa maior propensão ao surgimento de rugas, alergias, dermatites de contato e falta de viço. E ninguém merece isso, né?
Ah, sim… Outra coisa que é bastante prejudicial à pele, é o banho com água muito quente, pois ela remove toda a sua emulsão epicutânea natural, deixando-a desprotegida e desidratada.
Então, aposte forte na hidratação!
E como é feita a hidratação?
Várias são as maneiras de manter-se hidratado. Olhe só essas opções:
- A hidratação interna é feita a partir de muito líquido ingerido, principalmente água.
- Esfoliação facial e peelings de diamante ou cristal podem ser de grande ajuda, desde que sejam feitas com produtos com partículas mais abrasivas – o que elimina as células mortas do rosto e deixa a pele mais suscetível ao produto –, seguidas de aplicação de uma máscara (que diferem de acordo com o tipo de pele).
O último e mais interessante forma de hidratação é o LED azul. Aliás, como eu disse, não há outro produto ou tratamento que hidrate tão bem a pele quanto ele hoje em dia. A emissão de luz LED produz um tipo de oxigênio que reage fortemente com o hidrogênio presente na membrana das células armazenando água em seu interior. Tudo isso cria um mecanismo de hiper-hidratação, e melhor, sem deixar a pele oleosa.
Apenas lembre-se de que antes de realizar qualquer dessas opções, a pele precisa estar devidamente higienizada.
Existe alguma idade específica para começar a se hidratar?
Pode-se afirmar que, a partir da puberdade, o corpo já começa a envelhecer. Logo, pessoas a partir de 20 anos, ou menos até, já devem começar com os cuidados de hidratação – sempre pensando em “como é a minha pele?” ou “como devo hidratá-la?”.
Outro ponto fundamental é o uso do protetor solar, pois os raios solares fazem com que a gente perca água durante o dia.
E então, vamos nos hidratar? Agende a sua avaliação comigo pelo site ou ligue para (21) 2135-8174.
Fontes:
- http://vogue.globo.com/beleza/pele/noticia/2016/08/12-mitos-e-verdades-sobre-hidratacao-da-pele.html
- https://belezaesaude.com/hidratacao-facial/