A flacidez da pele geralmente incomoda muito as pessoas, que acabam desenvolvendo problemas de autoestima. E isso é ocasionado por diversos fatores.
A partir dos 25 anos, por exemplo, nós começamos a produzir uma quantidade menor do colágeno, que é uma proteína que o nosso corpo produz e que é responsável por garantir a elasticidade e resistência da nossa pele, além de contribuir para a saúde das unhas e cabelos, sendo responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo.
Com isso, ao chegarmos em uma certa idade, como mencionamos, a nossa pele passa a perder a sua firmeza e sustentação devido a diminuição da produção dessa proteína, ocasionando a flacidez da pele.
Pois é, esse processo é natural.
Mas além do envelhecimento, outros fatores também podem contribuir para acentuar a flacidez, principalmente do corpo. Alguns fatores são: o emagrecimento, ou o efeito sanfona; esportes de alta performance; o pós-parto; entre outros.
E é assim que surgem as dúvidas: mas o que eu posso fazer para atenuar a flacidez da minha pele? Isso é possível?
Sim, existem inúmeros tratamentos estéticos que podem auxiliar nessa atenuação da flacidez e te ajudar a recuperar a sua autoestima.
É o caso do Sculptra.
Separamos um conteúdo exclusivo com todas as informações necessárias para você que está procurando por um tratamento que combata a flacidez. Vem com a gente!
O que é o Sculptra?
Sculptra é o nome comercial da administração do Ácido Poli-L-Lático(PLLA).
Ok, essa pode ser uma definição muito técnica para você. Mas basicamente o Sculptra é um tratamento que pode ser considerado um bioestimulador, ou seja, um produto que quando colocado na nossa pele, irá estimular o nosso organismo na produção de colágeno.
O Sculptra é um procedimento que age de dentro para fora, estimulando a produção natural do próprio colágeno do organismo. É um tratamento em que os resultados têm longa duração, de cerca de 24 meses.
Interessante não é?
Para o que serve o Sculptra?
Como você já notou, o tratamento serve para aumentar a elasticidade e resistência da nossa pele. Mas na prática, o sculptra vai:
- Reduzir os sinais de envelhecimento;
- Atuar na redução de rugas;
- Promover a redução de sulcos;
- Vai diminuir a flacidez da pele;
- Também pode tratar celulites e algumas cicatrizes.
Mas como funciona o Sculptra?
O mecanismo utilizado no Sculptra parte de uma ação que consiste na estimulação das células fibroblastos, responsáveis pela síntese do colágeno e da elastina em resposta à inflamação tecidual.
Para que você entenda melhor, o Sculptra gera um processo inflamatório controlado, que dura por aproximadamente 15 dias.
Após 48h/72h da aplicação ocorre a absorção do edema/inchaço.
O tratamento aqui vai gerar uma espécie de inflamação na região que está sendo tratada, a qual vai promover a geração de colágeno pelo nosso organismo. É uma resposta automática do nosso próprio corpo.
Como é a aplicação de Sculptra?
Agora que você já entendeu o que é esse tratamento e quais são as questões que ele consegue resolver, deve estar se perguntando: mas como isso é feito?
É muito simples. O tratamento é feito através de injeções do produto em camadas da pele. Isso pode ser feito com cânula, por exemplo, mas também pode ser aplicado com agulha.
Mas calma. É um procedimento muito seguro!
É minimamente invasivo, não gera desconforto e não precisa de tempo de recuperação (você pode realizar o procedimento e seguir sua vida normal).
Mas basicamente, o Sculptra possui três fases:
- A fase da aplicação: é realizada utilizando agulhas e/ou cânulas, como já afirmamos, nas camadas mais profundas da pele juntamente com um anestésico. O tratamento é programado até cinco sessões com intervalo mensal.
- A fase da duração do tratamento: o período médio de duração dos efeitos do procedimento é de 24 meses (um período bem longo), mas claro que isso pode variar de pessoa para pessoa e também da região que foi tratada.
- A fase da recuperação: é possível que tenha um inchaço e o surgimento de alguns hematomas leves após a sessão. Por isso, na recuperação, é importante evitar saunas, atividades físicas, sol, banho de mar e/ou piscina, etc, por pelo menos 7 dias, para evitar complicações.
Geralmente, o Sculptra precisa de 3 a 5 sessões para trazer o efeito desejado. Mas claro, tudo vai depender de cada caso. Por isso, é importante fazer uma avaliação prévia, até mesmo para entender se esse é o único procedimento que você precisa realizar, ou se existem outros que podem tornar o resultado ainda melhor.
O Sculptra pode ser associado a outros tratamentos! O que é ótimo para quando queremos aumentar a eficácia e trazer um resultado que atenda ainda mais as expectativas das pessoas. É o caso do Sculptra aliado ao Ultraformer ou à Radiofrequência.
Quanto custa cada sessão de Sculptra?
Essa é uma das principais dúvidas de quem está procurando um procedimento estético: qual é o preço.
É importante dizer que esse procedimento traz diversos benefícios para o nosso organismo. Estimular a produção de colágeno é ótimo não apenas para a aparência, mas para a saúde da nossa pele.
Mas, respondendo a pergunta em relação ao preço, geralmente é cobrado um valor em torno de R$ 2.900,00 a R$ 3.800,00, para cada sessão. Esses são valores médios, visto que, de acordo com a Resolução nº 1.974/2011 do Conselho Federal de Medicina, é vedado ao profissional a divulgação de valores dos seus serviços.
Esse preço é cobrado, geralmente, por clínicas que possuem equipes preparadas e que vão realizar o procedimento de forma segura
E aí, o Sculptra atende às suas expectativas?
Se você chegou até aqui é porque realmente estava interessada em saber mais sobre esse procedimento.
A verdade é que o Sculptra é um dos procedimentos mais conhecidos e eficazes quando o assunto é tornar a aparência da pele mais jovem, ou prevenir e tratar a flacidez.
Caso você tenha interesse em realizar o procedimento, é importante procurar por profissionais capacitados e realizar uma avaliação para entender se essa é a melhor opção para você e o seu caso.
Entre em contato com o time da Lifecare para agendar um horário e fazer a sua avaliação!
Continue acompanhando o Manual da Beleza para descobrir a infinidade de tratamentos que podem te ajudar a recuperar a sua autoestima, além de dicas para o seu dia a dia.