remoção de tatuagem

Tatuagem é uma decisão para vida toda. Ou pelo menos já foi… Hoje em dia é possível remover tatuagens através de procedimentos estéticos. Claro, isso não quer dizer que a decisão por fazer uma tatuagem não deva ser bem pensada, pelo contrário! Mas, caso haja um arrependimento ou algo saia errado, não há motivo para desespero…

Os tratamentos de remoção de tatuagem geram muitas dúvidas em quem tem interesse no assunto. Entre as principais, nós encontramos a dúvida sobre qual tratamento é o melhor. De forma geral, existem dois métodos principais de remoção de tatuagem: o laser e a remoção cirúrgica.

Hoje, nós vamos falar aqui especificamente sobre as possibilidades dos dois principais tratamentos. Nós já trouxemos outro conteúdo sobre remoção de tatuagem, em que abordamos o tema de uma forma geral! Se você está procurando uma opção de procedimento para remoção, aconselhamos dar uma olhadinha no conteúdo! Basta clicar no link abaixo.

Clique aqui e entenda um pouco mais sobre a remoção de tatuagem >

Então vamos conhecer um pouco mais sobre os tratamentos possíveis?

Métodos para remoção de tatuagem

Conforme já mencionamos anteriormente, existem duas possibilidades para remover a sua tatuagem. São eles:

  1. O procedimento a laser.
  2. O procedimento cirúrgico.

Cada um desses métodos possui suas características específicas, e nós vamos conhecê-las aqui.

1. O tratamento a laser

O tratamento a laser é o principal do mercado nos dias de hoje. 

Mesmo sendo necessárias algumas sessões do tratamento, geralmente essa é a escolha da maioria das pessoas, já que o procedimento de remoção de tatuagem a laser é bem menos invasivo do que uma cirurgia. 

Por isso, hoje em dia esse é o método mais comum para a remoção da tatuagem. 

Ele funciona basicamente da seguinte forma: existem alguns aparelhos específicos que emitem um laser nas pele tatuada. Através de uma potência específica, ele atua destruindo o pigmento e causando o menor dano possível na pele em volta do local de aplicação.

O laser Nd-YAG Q-Switched é o que nós utilizamos aqui na Clínica Lifecare, hoje ele é um dos mais utilizados, o qual trabalha com um comprimento de onda que vai remover a pigmentação que foi inserida na pele. 

O processo é simples, os lasers atuam produzindo a fragmentação dos pigmentos que foram injetados na pele no momento em que foi tatuada, estimulando a destruição do pigmento pelo próprio organismo.

Interessante, não é?

Mas alguns pontos específicos do tratamento a laser devem ser considerados…

Ele é muito eficiente para a remoção de tatuagens que possuem o pigmento preto. Geralmente para essa cor, o tratamento requer menos sessões. 

Já em com outras cores, como é o caso do vermelho, do amarelo e do verde, acaba sendo muito mais difícil de remover, sendo necessárias mais sessões. 

Claro, o número de sessões vai depender de diversos fatores, como a cor da pele, a cor da tatuagem, o tamanho da tatuagem e por aí vai. Por isso, é necessário fazer uma avaliação para entender melhor como o procedimento vai acontecer para você.

Lembrando que mesmo que esse procedimento seja menos incisivo que uma cirurgia plástica, é necessário que ele seja feito por um profissional qualificado!

2. Cirurgia

Outra possibilidade para a remoção de tatuagens é a cirurgia plástica.

Esse tipo de procedimento só é recomendado para casos de tatuagens menores e, preferencialmente, regiões que tenham sobra de pele.

A cirurgia plástica, nesses casos, consiste em retirar a parte da pele tatuada para, em seguida, realizar o procedimento de sutura de forma que seja gerada uma cicatriz da forma mais estética possível. 

Claro, aqui por se tratar de uma cirurgia, ela deve ser realizada APENAS por um cirurgião plástico que esteja habilitado para realizar o procedimento.

Quando na região tatuada não houver sobra de pele, e mesmo assim o paciente queira realizar a retirada da tatuagem de forma cirúrgica, alguns procedimentos de expansão da pele do paciente, que são realizados antes da cirurgia definitiva de remoção da tatuagem, podem ser realizados.

Este procedimento é muito mais complexo do que o laser. Até por isso o primeiro é o mais procurado nesses casos.

Aqui na Clínica Lifecare nós não realizamos procedimentos cirúrgicos.

Informações gerais para a remoção de tatuagem

Pronto, agora você já conhece quais são os métodos possíveis para remover a sua tatuagem, certo? Também entendeu quais são as especificidades de cada tratamento.

Mas de forma geral, existem algumas informações relevantes que merecem ser levantadas para que você não fique com nenhuma dúvida.

Como o procedimento cirúrgico é bem mais complexo, não aprofundaremos a discussão sobre ele. Aqui, você apenas encontrará informações relacionadas à realização do laser. Caso você tenha interesse em realizar a cirurgia de remoção de tatuagem, consulte um médico dermatologista para mais informações.

É necessário fazer avaliação?

Sim! Qualquer tipo de procedimento estético precisa de uma avaliação, dessa forma, o profissional responsável vai conhecer exatamente qual é o seu problema. 

No caso das tatuagens, é necessário entender como é o desenho da tatuagem, há quanto tempo ela foi feita, se realmente ela será removida inteira ou se a pessoa vai querer fazer outra por cima (algo que acontece com frequência).

Para o laser, principalmente, é importante entender também qual pigmento foi utilizado, pois dependendo da cor da tatuagem, pode demorar mais ou menos sessões. Como vimos anteriormente, o pigmento preto é mais fácil de ser removido pelo laser.

Para a cirurgia, é primordial que sejam realizadas consultas anteriores ao procedimento! Nesses casos, é necessário conversar com o médico responsável para entender quais serão as avaliações.

Cuidados pré-realização do procedimento à laser

Outro ponto importante está relacionado ao momento prévio da realização do procedimento. Geralmente essas informações são repassadas aos pacientes que estão procurando pelo procedimento, mas é importante entender alguns pontos principais.

Para o laser, é muito simples, basta não estar com a pele queimada de sol, nem ter nenhuma lesão na região tatuada.

Cuidados pós-realização do procedimento à laser

Existem alguns cuidados bem importantes para quem realizou o tratamento:

  • Não tomar sol logo depois do tratamento.
  • Proteger bastante a região, com camada grossa de filtro solar.
  • Se formar casquinha na região, é recomendado não puxar.
  • Pode fazer uso de pomadas hidratantes, como cicaplast ou bepantol.

E aí, preparado(a) para remover a tatuagem?

Nós recomendamos que seja feita uma avaliação para entender como remover a tatuagem utilizando o laser.

Este é o tipo de tratamento que geralmente traz resultados bastante satisfatórios para quem realiza! Mas claro, tudo vai depender da avaliação do profissional que vai realizar o procedimento.

Tem interesse em fazer uma avaliação para remoção de tatuagem no RJ? Entre em contato com a gente através do WhatsApp, clicando aqui! 

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o procedimento de remoção de tatuagem, continue acompanhando o nosso blog para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*